30.4.05

Resposta a e-mail - 3 coisas que nos faltam

De acordo com estudos recentes, a Portugal faltam três "coisas" essenciais:
- mais capital intelectual - a fraca competitividade portuguesa está ligada à falta de investimento em recursos que geram capital estrutural e em activos intangíveis;
- mais globalização - apenas 28% das PME declararam vender fora da UE, um valor abaixo da média europeia e de alguns novos membros;
- e, finalmente, mais empreendedorismo - onde o medo de falhar é superior ao desejo expresso de potenciais empreendedores.
por Jorge Nascimento Rodrigues. (Publicado em parceria com portal executivo .com)

Caro Zé Manel, obrigado pelo texto que me enviaste e cujo resumo surge acima. Não sou Economista, mas acredito que realmente nos faltam estas três coisas. Sobretudo a primeira e a última, porque a segunda será mais fácil para países nas fronteiras da União, como os estudos referidos demonstram (Lituânia, Polónia, Malta, etc.).

Quanto ao capital intelectual, já muito se disse: há que aumentar a qualificação dos trabalhadores portugueses, com mais formação e conhecimentos.

Quanto ao empreendedorismo, a crise económica e as falhas estruturais da nossa organização económica não ajudam. Para além da crise, as empresas portuguesas temem que os seus clientes não paguem, não só pelas quantias que deixam de entrar mas também porque os nossos tribunais não facilitam a sua recuperação. Em Portugal (quase que) compensa ser caloteiro... Portanto é preciso alguma coragem para abrir um novo negócio.

Um grande abraço!