Fui fazer um teste de tripeirismo e o resultado foi este:
.
Tripeiro nato
Você é um homem/mulher do Norte! Não há nada que lhe escape: que ninguém pense em abordá-lo com falinhas mansas sem um cimbalino e uma francesinha na mão! Para si, tudo o que não esteja num raio de cinco quilómetros a volta da Torre dos Clérigos é paisagem. Aprovado com distinção neste teste de Portualidade já pode ir contando com um convite para ser o rei/rainha da noite de S. João.
Você é um homem/mulher do Norte! Não há nada que lhe escape: que ninguém pense em abordá-lo com falinhas mansas sem um cimbalino e uma francesinha na mão! Para si, tudo o que não esteja num raio de cinco quilómetros a volta da Torre dos Clérigos é paisagem. Aprovado com distinção neste teste de Portualidade já pode ir contando com um convite para ser o rei/rainha da noite de S. João.
.
O mais engraçado é que o teste obriga a saber as expressões correspondentes no dialecto alfacinha. Por exemplo, para além de saber o que é um cimbalino ou um lanche, é preciso saber o que é uma bica ou uma merendinha para acertar nas perguntas. Portanto não é só um teste de portualidade ou tripeirismo, é também de alfacinhismo (acho que acabei de inventar uma palavra) ou de ambos combinados. O que me valeu foi que eu já tive a minha dose de Lisboa (cidade de que gosto, diga-se). Uma vez pedi um Napoleão numa confeitaria (perdão, pastelaria) e a senhora ficou a olhar para mim. Depois apontei para o bolo e ela chamou-lhe outra coisa qualquer que já me esqueci. E quando descobri que em Lisboa não sabiam o que era um trengo? Isso é que foi: "Eh, pá, parabéns, hoje tás.. bem... totalmente trenga!" (com o meu melhor sorriso).
14 comentários:
Eu vi logo, nota-se! Abraço
Desde q nunca faltem francesinhas e finos... Tudo jóia...
"Você vai ser uma boa surpresa para os seus amigos do Norte! Sabe o suficiente para se dar as mil maravilhas com as gentes desta cidade. De certeza que conhece toda a zona Ribeira, incluindo bares e restaurantes. Com um pouco de esforço, não terá problemas em tornar-se cidadão honorário da Invicta!"
Parece que ainda tenho que trabalhar no meu "tripeirismo"! Realmente é curioso que, para responder a este texto, temos que saber os termos do Porto e fora dele. Na Madeira, onde cresci, usa-se os termos "alfacinhas".
Abraço,
Portuga acima de tudo
Você vai ser uma boa surpresa para os seus amigos do Norte! Sabe o suficiente para se dar as mil maravilhas com as gentes desta cidade. De certeza que conhece toda a zona Ribeira, incluindo bares e restaurantes. Com um pouco de esforço, não terá problemas em tornar-se cidadão honorário da Invicta!
...e pronto parece que posso ir ao norte carago...
Bom fim de semana, beijos com carinho.
ricardo e lagoa_azul, têm que vir cá ao Porto para corrigir essa falta de tripeirismo! Se quiserem visita guiada, é só dizer...
i, não queiras saber de mais... :D
Freddy, isso nunca nunca pode faltar!
Bj e abraço!
Fernando,
Eu moro no Porto, hehe
i, já sabemos quem é o rei e até temos reserva de rainha... :P
bravo, o teste está engraçado, mas é de caras para a malta tripreirinha...
Saber de mais??? Oh, a pergunta da i tens resposta fácil... ;)
ricardo, no Porto?! Andas a passar demasiado tempo na net ou quê? O que é que falhaste? Não me digas que foi o "Bai no Batalha!"...
nigo, ai tenho?
Abraços!
Sou uma tripeira "marabilha"... Mas posso dar cursos de alfacinhismo...
Beijos
(depois avisa da rainha)
Napoleão = Mil folhas
i, a conversa já tá muito confusa...
ana, se o Napoleão soubesse que lhe chamavam mil folhas... pior só se fosse mil folhos.
Bjs!
Gosto do Porto, mas gosto mais de Lisboa, enquanto cidade, enquanto mentalidade. Detesto alfacinhas e tripeiros, bem como tudo o que é radicalismo e bairrismo idiotas.
Fiz o teste. Sou uma Portuga que se dá bem com todá gente e que sabe bem o que é um fino, um cimbalino e uma francesinha :) Amo Coimbra, in the middle, e sou filha do Algarve.
Ah, e gosto do blog também ;)
a, pois eu gosto de Lisboa mas gosto mais do Porto :)
Bairrismo idiota também não gosto, aliás fiz questão de dizer no post que gosto de Lisboa. E de Coimbra também. E do Algarve muitíssimo! E obrigado pelo elogio, também gostei muito do teu blog (como vais perceber quando for lá chatear mais vezes;)
Enviar um comentário