18.5.05

Sabia que...

No Porto havia, até há dois anos atrás, "ilhas" municipais?!

A Câmara Municipal do Porto era proprietária de "ilhas"! Não é fácil explicar o que é uma ilha a quem não seja do Porto... Talvez um conjunto de habitações encurraladas no meio de um quarteirão, com as portas e janelas a darem não para a rua mas para uma espécie de corredor ao ar livre pelo meio do quarteirão (ninguém percebeu, pois não?; alguém me ajuda a definir??!!). É semelhante a alguns "pátios" de Lisboa, mas normalmente pior.

Sem canalização e/ou restantes condições de habitabilidade, é uma vergonha que a Câmara tenha alguma vez construído ou adquirido tais ilhas (a maior parte foi no período de industrialização do Porto, finais séc. XIX e 1ª metade séc. XX).

Foi uma das prioridades da actual Câmara acabar com esta situação escandalosa num país que se quer do 1º mundo. Todos os moradores de ilhas municipais foram já realojados e as ilhas demolidas (para não serem reocupadas ilegalmente).

Dizem que o Porto parou. De facto já não há projectos megalómanos, mas há medidas certas para prioridades certíssimas! E ainda bem!