24.10.05

Sá Carneiro II

Há já vários meses que o jornalista Adelino Gomes tem publicado no Público excertos retirados da imprensa durante o Verão Quente de 1975. Vale a pena ir lendo esses excertos, para perceber melhor o que foi o PREC (Processo Revolucionário em Curso) e como nos safámos de uma ditadura de extrema-esquerda.

Do texto de hoje retirei o seguinte excerto: "Sá Carneiro, por seu lado, faz publicar no Diário Popular a sua tréplica à réplica do almirante Rosa Coutinho, no mesmo jornal, há dois dias. "Entre mim e o sr. almirante nada há de comum. (...) Até porque o sr. almirante está, declarada e intencionalmente, com as minorias; e nós, democraticamente, com a esmagadora maioria dos portugueses, contra a destruição do País", escreve, num texto de combate."

Contra a destruição do país...

3 comentários:

armando s. sousa disse...

Foi um momento extremamente duro da História recente de Portugal.
Sá Carneiro, foi indiscutivelmente um dos pilares, da luta contra a instauração de uma ditadura ao estilo soviético.
Um abraço

CP disse...

O Armando disse tudo.

bravo disse...

armando e cp, nem mais. Claro que não esqueço Mário Soares, que demonstrou coragem e determinação enormes nessa mesma luta. O facto de depois ter sido um mau 1º Ministro e um péssimo Presidente (no segundo mandato) - motivos pelos quais nunca o apoiarei para Presidente - não me impede de reconhecer o seu papel vital nessa luta.